Interp se torna Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos em Mato Grosso do Sul

Nesta semana a Interp – Incubadora de Empresas, da Fundação Manoel de Barros, se tornou Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) em Mato Grosso do Sul. Esta certificação é ratificada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
O modelo Cerne é resultado do esforço empreendido pela Anprotec, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em resposta à crescente necessidade do movimento brasileiro de incubação em ampliar o o sucesso dos empreendimentos.
O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é um método que visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave. O objetivo do Cerne é oferecer uma plataforma de soluções, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos. Dessa forma, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.
“Com esta certificação as incubadoras podem oferecer um atendimento padrão e dar um resultado melhor aos empreendedores que buscam desenvolver uma ideia de negócio. Com isto, possibilita que a equipe do nosso programa de empreendedorismo e todo ambiente, esteja qualificado e potencializado para levar o empreendedor a uma taxa maior de sucesso no mercado”, declara o diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques.
A coordenadora da Interp, Sylmara Roberta Lustosa Torres, afirma que o certificado foi emitido oficialmente em agosto de 2019, após duas tentativas em anos anteriores. “Foram oito processos e 36 práticas bem como uma apresentação complexa de documentos para atender todas as demandas exigidas pelo Cerne. Desde que começamos nesta saga, o apoio técnico e financeiro do Sebrae foi fundamental”, disse.