INTERP participa do 14º Encontro da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação: Cidades Inovadoras

May 26, 2015

 

A Rede MS de Inovação realizou nos dias 20 e 21 de maio o 14º Encontro da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação: Cidades Inovadoras, no Sebrae Campo Grande. O objetivo do encontro deste ano foi apresentar aos gestores públicos os mecanismos para a inovação e o desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico de nosso Estado. 

 

No primeiro dia do encontro houve cinco palestras abordando o tema inovação e o minicurso “Planejamento e Implantação de Incubadoras”. Já no dia 21 aconteceu o Workshop “Criando um negócio social: como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os problemas da sociedade”, com a equipe da Yunus Negócios Sociais do Brasil.

 

O evento foi uma realização da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação com apoio da Fundect - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundação Manoel de Barros e Sebrae MS, e teve a ilustre visita do vice-presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendedorismo Inovadores), Jorge Audy. “Este encontro mostrou como esta pujante esta temática em Mato Grosso do Sul. Fiquei muito admirado como é forte a participação do meio empresarial, das universidades e do SEBRAE e das incubadoras neste segmento do empreendedorismo inovador. Em poucos estados do Brasil eu vi uma articulação tão bem feita como foi apresentado neste evento”, declara Audy.

 

Para o diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine, o processo de interiorização dos ambientes de inovação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico, com foco no público jovem. “Como agência de fomento do Estado, a Fundect tem o papel de articular os diversos atores da sociedade no processo de desenvolvimento. Primeiros temos ciência, porque sem ciência não tem tecnologia e sem tecnologia não há inovação, então basicamente todo o envolvimento das instituições de pesquisa, do governo e das iniciativas privadas foram propícias para a criação desse ecossistema de iniciativas estratégicas no MS”.

 

O presidente da Rede MS de Inovação, Jardel Mattos , declara a satisfação de ter superado as expectativas do evento. “Estamos muito contentes com o resultado, pois vimos o interesse das organizações em participar. Considero um evento de sucesso porque tivemos uma grande troca de experiências durante estes dois dias, e nossos parceiros contribuíram muito para que tudo isso ocorresse. E com certeza conseguimos alcançar nossa proposta”.

 

Desde 2005 atuando na área de incubadora de empresas, o coordenador da INTERP – Incubadora de Empresas, Marcos Henrique Marques, analisa que o movimento evoluiu bastante em Mato Grosso do Sul. “O movimento vem evoluindo no estado, e isso é resultado de vários profissionais engajados na causa. Neste evento pude perceber que o movimento amadureceu e tem muitos profissionais dedicados ao apoio a novos empreendimentos. Percebi que a INTERP foi beneficiada porque os assuntos abordados no evento foram práticos e os gestores das incubadoras vão poder aplicar no dia a dia”.

 

Durante o evento a Fundação Manoel de Barros juntamente com a Fundect, a Rede MS de Inovação, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a UFMS e o Sebrae-MS, assinaram um contrato de parceria com a Yunus Negócios Sociais Brasil com a intenção de estimular o empreendedorismo social com vistas a promoção de soluções inovadoras e criativas como uma forma alternativa de solução para os problemas sociais de alto impacto em Mato Grosso do Sul.

 

De acordo com o representante da Yunus Negócios Sociais Brasil, Rogério Oliveira, a instituição está presente em oito países e tem a intenção de expandir os negócios sociais no Brasil. “Mato Grosso do Sul é o único estado do Brasil que se organizou para expandir os negócios sociais, por isso temos a responsabilidade de fazer o estado ser o que vai mais contribuir a partir desta metodologia que vamos realizar aqui, e trabalharemos com certeza para que isso aconteça”.

Please reload

Please reload

Please reload

Recentes

INTERP realiza Café com Ideias - Cases de Destaques 2015

December 18, 2015

1/10
Please reload

Destaque
Pesquisa
Arquivo

© 2014. Criado por Elfo Marketing. Atualizado em 2017 por INTERP.

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • instagram_PNG10

INTERP - Incubadora de Empresas

Rua: Ceará, 119 - Miguel Couto II

Cep: 79003-010 - Campo Grande - MS

E-mail: interp@fmb.org.br

Fone/fax: (+55) 67 3384-8042

Apoio

Realização

Fundect.png
CNPq.png
SEBRAE.png
Anprotec.jpg
RedeMS.png