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Definições

Impacto Social e Ambiental

Negócios com impacto social são aqueles que trazem resultados positivos, baseados na capacidade local, com desenvolvimento sustentável, oportunizando novas possibilidades de negócios com feições locais e que possam melhorar a vida de uma comunidade, uma região, uma cidade ou, um estado.

Definido por vários autores -“Negócios com impacto social e ambiental, são aqueles criados com a finalidade de gerar produtos e serviços mais eficazes no combate à pobreza ou, aqueles que fazem uso das leis mercadológicas para lidar com demandas que surgem no ambiente social”. Ainda, “São empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental ao mesmo tempo em que geram resultados financeiros positivos, de forma sustentável”.

 

Segundo Mohammed Yunus, “quando você pensa em criar um negócio social, não comece procurando algo que irá gerar grandes lucros, mas escolha um problema social que pretende resolver e, então, procura uma solução de negócio para ele.” e “O pensamento inicial deve vir de seu instinto humano de compaixão; o lucro é importante apenas como condição necessária, não como objetivo final.”

5 Dicas para criar um negócio social

Segundo uma empreendedora: “O empreendedor deve conhecer profundamente o que deseja resolver”.

01. Apaixone-se pelo problema

O foco deve ser em melhorar a vida das pessoas e não em fazer sucesso com um produto.

Importante entender bem as pessoas que se beneficiarão com sua solução.

02.  Encare o público-alvo

03.  Crie um modelo de negócio viável

A empresa deve se sustentar sozinha, deve-se pensar também em lucro.

04.  Valide suas hipóteses

Vá para as ruas, não fique planejando tudo de dentro do escritório.

05.  Não tenha medo de errar e mudar

Lembre-se “o objetivo de um negócio de impacto social é solucionar um problema e não

em desenvolver uma solução”.

(Fonte:  Google – Negócios com impacto social no Brasil)

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