Empreendedorismo

Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a  criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Um empreendedor é um indivíduo que não espera as coisas acontecerem, mas é uma pessoa pró-ativa, ou seja, faz as coisas acontecerem. Está altamente motivado, tem boas ideias e sabe como implementá-las de forma a alcançar os seus objetivos. É alguém que não tem medo de iniciar projetos de uma forma arrojada. Sabe que um fracasso é apenas uma oportunidade de aprender e ser melhor, e não se deixa abalar com isso. Por esse motivo, é bastante comum um empreendedor assumir a direção de uma empresa.

 

Segundo Fillion – “ Empreendedor(a) é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. São pessoas que começaram com um sonho e se tornaram empreendedores.

Para conseguir sucesso empresarial é necessário  ter:

  • Iniciativa – colocar em prática as ideias;

  • Capacidade de planejamento – necessário saber quanto ele precisa vender para dar certo e, o quanto precisa para ter lucro. Ter indicadores para acompanhar o negócio;

  • Autoconfiança – confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe de trabalho;

  • Liderança – saber liderar, ou então contratar alguém com capacidade para liderar e montar um time de sucesso;

  • Perseverança – não desistir com facilidade, saber enfrentar as dificuldades, se errar, comece de novo, errar ajuda a conseguir ir em frente.